terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Beijo das Sombras – Richelle Mead

Apesar da ignorância dos humanos, vampiros existem. Não só existem, como também se dividem em dois grupos: Moroi e Strigoi. Os primeiros são mortais, necessitam de sangue para sobreviver (que obtém de voluntários – a mordida é prazerosa à vítima), mas também de alimentos normais, são afetados pela luz do sol e são capazes de fazer magia, especializando-se em um elemento: fogo, água, ar ou terra.

Já os Strigoi são vampiros imortais, originados a partir de Moroi que se alimentaram de sua vítima até matá-la, ou a partir de humanos, Moroi ou meio vampiros que foram transformados por outros Strigoi. Os Strigoi se alimentam unicamente de sangue – preferindo ingerir sangue Moroi – e não são capazes de fazer magia e de andar sob a luz do sol.

Os meio vampiros, na verdade, são chamados de dampiros, e podem ser filhos de Moroi com humanos (o que dificilmente ocorre, já que os vampiros se afastaram do convívio humano com o passar do tempo) ou de Moroi com dampiros, já que dampiros não conseguem se reproduzir uns com os outros por questões genéticas. Por conta disso, os dampiros tornam-se guardiões de Moroi, estudando desde crianças para protegê-los e, assim, garantir a sobrevivência de sua própria espécie.

Rose Hathaway é uma dampira, cujo objetivo de vida é se tornar a guardiã de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, princesa de uma família real Moroi. Lissa perdeu sua família num acidente cujos únicos sobreviventes foram ela e Rose, e, a partir de então, as duas se tornam ainda mais unidas. Literalmente. As amigas passam a dividir um laço, através do qual Rose pode não apenas sentir o que se passa com Lissa, mas também entrar em sua mente. Nenhuma das duas entende bem como isso funciona, mas concordam que se trata de algo extremamente útil e extremamente constrangedor ao mesmo tempo.

Elas estudam numa escola chamada São Vladimir, juntamente com outros Moroi e dampiros que querem se tornar guardiões. Nesse ambiente, as duas desenvolvem suas aptidões específicas (em magia, no caso de Lissa, e de combate e proteção, com direito a aulas particulares com um excelente professor – o guardião misterioso Dimitri Belikov –, no caso de Rose) até que algo coloca a vida de Lissa em perigo e as habilidades de Rose são postas à prova. Será que serão suficientes para protegê-la?

Inicialmente, o livro parece bem superficial, Rose, uma rebelde sem causa, e Lissa, frágil, boba e inocente demais. Porém, conforme a narrativa se estende, peças se encaixam e vê-se que até a rebeldia da “intrépida Rose” não é tão gratuita assim. Dimitri também traz mais interesse à trama e ficam conhecidos alguns aspectos sobre o treinamento de Rose.

Este primeiro volume de “Academia de Vampiros” é de uma leitura fácil, leve e, por vezes, previsível, mas que garante diversão por algumas horas.



Série Academia de Vampiros (Vampire Academy)

1 - O beijo das sombras (Vampire Academy)
2 - Aura Negra (Frostbite)
3 - Tocada pelas sombras (Shadow Kiss)
4 - Promessa de Sangue (Blood Promise)
5 - Spirit Bound (ainda não lançado no Brasil)
6 - Last Sacrifice (ainda não lançado no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar! Adoro saber sua opinião! :)
Todos os comentários são respondidos e visitas retribuídas.
Não é necessário escrever: visite meu blog *link do blog* - na verdade, isso desestimula a minha visita.
Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...