quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Esperança – Suzanne Collins

ATENÇÃO: contém spoiler para quem não leu os volumes anteriores da série.

Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem

Depois de sobreviver a mais uma edição dos Jogos Vorazes, Katniss está de volta ao Distrito 12. Ou melhor, ao que restou dele. Após o término do Massacre Quaternário, bombardeiros da Capital lotaram o céu do distrito, devastando tudo e todos que ali se encontravam.

Os poucos sobreviventes – cerca de 10% da população – encontram-se agora acolhidos no Distrito 13, um lugar que acaba por ter regras tão rígidas e controladoras quanto as ditadas pela Capital.

Em meio a cinzas e detritos do que outrora fora seu lar, Katniss está dividida entre a culpa por tantas mortes e a necessidade de desempenhar o papel de símbolo da causa rebelde. Apesar de seu ódio pelos abusos cometidos pela Capital, tornar-se o Tordo trará fim à opressão, desigualdade e miséria ou apenas levará a mais sofrimento e perdas de vida? Tentando descobrir em quem confiar e se há realmente uma escolha certa a fazer, Katniss procura respostas, já que o preço por uma decisão errada pode ser caro demais. Afinal, os Jogos agora ocorrem fora da arena e todos são tributos.

O início do livro é lento, a história demora a engrenar, mas “A Esperança” tem um enredo cativante, repleto de acontecimentos surpreendentes e dolorosos, bem como de momentos divertidos e emocionantes.  

Os personagens, principalmente Katniss, foram marcados pelos atos que cometeram e/ou presenciaram, crescendo e se transformando, o que garante maior verossimilhança – até porque é impossível escapar ileso depois de vivenciar tanta crueldade. O leitor mergulha em seus sentimentos, e também se vê desejando que tudo acabe – para o bem ou para o mal – para que o sofrimento cesse.

Enfim, “A Esperança” traça o destino de Panem e de seus habitantes. É o desfecho de uma série intensa, formidável, e que deixará saudades.



Jogos Vorazes (Hunger Games)

1 - Jogos Vorazes (The Hunger Games)
2 - Em Chamas (Catching Fire)
3 - A Esperança (Mockingjay)

4 comentários:

  1. Acabei de ver sua resenha no skoob e tenho uma coisa a te dizer: você escreve muito bem e espero que consiga continuar com o seu blog! Boa Sorte! O blog tá ótimo e a resenha ficou realmente boa :)

    ResponderExcluir
  2. E põe saudade nisso! haha
    É uma das melhores trilogias que já tive oportunidade de ler, e estou doida pra ler A Esperança, mas vou ficar triste quando terminar!
    Mas a curiosidade pra saber o desfecho tá muito grande também! rs

    Beijosss

    Lana
    HUnters Culture

    ResponderExcluir
  3. Lana, assim que puder, leia sim! Pode até doer um pouquinho, mas você não vai se arrepender! :)
    Eu também estava bem curiosa - comprei na pré-venda e só não peguei antes em inglês porque tenho os outros em português.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar! Adoro saber sua opinião! :)
Todos os comentários são respondidos e visitas retribuídas.
Não é necessário escrever: visite meu blog *link do blog* - na verdade, isso desestimula a minha visita.
Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...