terça-feira, 8 de maio de 2012

O spoiler nosso de cada dia












Eu fujo de spoiler, sempre fugi e sempre fugirei.

Não sabe do que estou falando? Explico: spoiler é um termo inglês, usado amplamente em português para a tristeza do Policarpo, que significa uma revelação sobre o enredo (especialmente o desfecho) de algo, seja um livro, um filme, um jogo, um desenho, uma série, enfim, qualquer coisa, como a Mafalda exemplificou ali em cima. Vem do verbo "to spoil", que, numa tradução literal, quer dizer "estragar".

E é isso mesmo que o spoiler faz, pelo menos para mim.

Tem gente que não se importa e até procura spoiler, gostando de saber o que acontece (eu tinha que contar toda a história de cada Harry Potter para o meu primo, por exemplo, assim que eu acabava de ler - a pedido dele, é claro hehe). Acho que não aguentam de curiosidade, ou então só acham mais divertido ver os personagens perdidinhossem saber o que fazer, em quem confiar, enquanto pensam: "RÁ! Você mal sabe o que te espera!".


No meu caso, gosto quando uma história me surpreende. O que dificilmente ocorre - em geral, eu sempre sei para onde a coisa vai, no mínimo. Talvez por já ter lido bastante, talvez por ter uma imaginação um tanto quanto fértil, talvez por esperar o que ninguém espera... eu poderia ficar enumerando razões até amanhã, mas a verdade é que não sei dizer o porquê, só sei que é assim.

Dessa forma, eu não preciso de um motivo a mais, além das minhas divagações (que podem ou não se mostrarem verdadeiras), para não ser surpreendida pela trama: alguém me contando o que acontece. Porque, sim, tem gente que adora fazer isso. E é diferente quando a gente adivinha que quem matou foi o mordomo (Ahá! Eu sabia!) e quando alguém conta para a gente isso (Poxa, foi ele mesmo...).

Agora, antes de atirar a pedra, é preciso lembrar que nem sempre a pessoa é mal intencionada. É difícil, por exemplo, falar de uma história sem soltar spoiler. Aqui, eu procuro não colocar nenhum, mas por causa disso, fica mais difícil expressar totalmente minha opinião a respeito de um livro. E às vezes é complicado interessar alguém no enredo sem falar do que se trata (para todo mundo que indiquei "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins, eu falei "Você PRECISA ler esse livro, mas não vou falar nada sobre o que é! Ah e NÃO lê a sinopse, orelha, verso da capa, etc, etc..." - e, sim, todos leram e gostaram de não saber nada antes, para nossa alegria).


Além disso, existem graus variados de spoiler. Tem gente que considera qualquer revelaçãozinha sobre o enredo um spoiler, tem gente que só considera spoiler um fato muito importante, como o desfecho. Por exemplo, quando falei sobre "Minha alma para levar", de Rachel Vincent, não falei que tipo de ser sobrenatural ela criou, só disse que não eram vampiros (na capa e orelha há comparação com "Crepúsculo"), porque achei que seria mais divertido para o leitor descobrir junto com Kaylee, mas vi resenha por aí que contou do que se tratava, sendo que algumas pessoas se interessaram mais pelo livro por isso. Dessa forma, o conceito de spoiler é relativo.

Vale lembrar também que existem situações em que, por mais desagradável que seja, o spoiler é justificado.

Sabe quando a fulana está na fila do ônibus e fala para a amiga: "Não acredito que o Jack morre no final!"?! E aí, como fica? Você não tinha nada a ver com a história, mas ouviu spoiler sem querer, vai brigar com ela?


Claro que não. Ela não fez nada de errado, estava conversando com a amiga, não com você, que ouviu de enxerido.

Ah, outra coisa que acontece também é que spoiler tem prazo de validade. Não acredita? Voltemos ao Jack: hoje em dia todo mundo já sabe que ele morre no final (para os alienados de plantão, não especifiquei de que Jack estou falando, apesar de estar óbvio para quem conhece - não quero apanhar caso alguém ainda não saiba). Aqui entra um porém meu, que quase sempre estou atrasada - não confiro muitos lançamentos assim que saem -, e acabo recebendo spoiler vencido.

Mas e você, gosta de saber quem matou logo de cara ou de tentar descobrir quem é o assassino e quebrar a cara no final?


Ah não! Começaram os spoilers de "City of Lost Souls" (CoLS) *foge pras colinas*.


12 comentários:

  1. Oi, Raphaella

    Eu detesto spoilers de quase todos os tipos! Não consigo compreender como uma pessoa consegue aproveitar uma história já sabendo do final, por exemplo. E uns amigos meu que antes de começarem a ler o livro, vão direto ler a última página? o.O
    Há quem diga que o importante não é o quê acontece e sim COMO acontece. Bom, não funciona pra mim.
    Gosto de começar sem saber (quase) nada. E ainda tento fugir dos textos das orelhas. Nos livros do Harlan Coben, por exemplo, a orelha conta coisa a beça! Às vezes chega até o meio da história. Acho chato. Dessas eu já sei fugir.
    Só gosto de ouvir spoilers quando não quero ler o livro. Geralmente acontece quando abandono uma série e peço pra me contarem o final :-) 

    E, como você disse, há mesmo os spoilers involuntários. Tenho um livro aqui em casa que ainda não li. O livro já virou filme, inclusive a capa do meu é o poster do filme. Aí uma colega minha chegou toda empolgada falando de um filme que fez ela chorar muito porque no final alguém morria e tal. Ela comentou que era com a atriz fulana e de cara eu fiz a a associação com a capa do meu livro. Era a mesma história. Pronto, spoiler. Até hoje não tive vontade de pegar o livro pra ler sabendo que um certo alguém morre no final :-/

    Eu costumo pegar spoilers de Vampire Academy, mas já fujo desses também.

    PS: Esses gifs do cara do supernatural são hilários Hahahah

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felipe!
    Pois é, eu também não entendo, viu? Eu conheço pessoas que lêem a última frase ou o último parágrafo,  mas a página inteira eu nunca tinha ouvido falar - se os primeiros casos eu já acho absurdo, o último então...Eu não leio mais orelha nenhuma! Fico com um pé atrás já de ler a sinopse - eu sei que é complicado interessar alguém sem falar nada, mas muita coisa eu queria ter descoberto lendo o livro e não a sinopse :| Nunca reparei especificamente nos do Harlan Coben, dele eu só li "Cilada" e "Jogada Mortal", mas não li a orelha de acordo com a minha política de não ler orelhas (ufa!), vou dar uma olhadinha aqui na estante agora que não tem mais perigo rs. 
    Um livro que tenta não dar spoiler nenhum é "Pequena Abelha", não sei se você já ouviu falar, mas na contracapa vem escrito "Não queremos contar-lhe O QUE ACONTECE neste livro. Esta é uma HISTÓRIA MESMO ESPECIAL e não queremos desvendá-la. Ainda assim, vai precisar de saber um pouco mais sobre ela para querer lê-la, por isso, vamos dizer apenas o seguinte:  (...)  
    Depois de ler este livro, vai querer falar dele a TODOS OS SEUS AMIGOS. Quando o fizer, por favor, também não lhes diga o que acontece. Permita-lhes saborear a sua MAGIA." Não li, então não posso falar sobre ele, mas achei essa abordagem interessante.

    É horrível mesmo, que pena :/ Comigo o mais clássico spoiler involuntário nem foi de um livro, foi de um filme. Um colega contou não só que mais que uma pessoa morriam, mas também quem morria :P Na época eu não gostei, mas se fosse hoje eu nem me importaria - não sou muito de ver filmes.

    Nossa, de VA eu peguei um spoiler sem querer, mas acabou que não foi muito ruim, porque eu já achava que ia acontecer aquilo, ele só confirmou (até agora não teve nada muito surpreendente pra mim em VA, eu li até o 4).

    Hahaha, são mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Para mim, contar a cor do cabelo do personagem que aparece só no terceiro capítulo já é spoiler >< hahahah sou meio exagerada e não gosto de saber de nada antes de ler uma história - muitas vezes, depois que decidi comprar um livro, eu nem leio a sinopse! Muito menos orelha, que sempre tem spoiler ><
    Minha mãe e minha irmã, por outro lado, adoram saber spoiler e ficam me pedindo para contar o que acontece ><

    ResponderExcluir
  4. Eu já li "Pequena Abelha" e foi justamente esse mistério todo que me chamou a atenção.  Foi um livro que gostei muito e realmente não dá pra dar muitos detalhes da história sem estragá-lo!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber, apesar de ter achado interessante, fiquei meio desconfiada se não era só alguma jogada de marketing rs.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha! Eu sou dessas também, Nanie ^^
    A minha mãe não pede para contar, mas também não liga muito se ela acaba sabendo de algo antes de ler :)

    ResponderExcluir
  7. Raphaella, a minha irmã é assim - ela não liga. Mas a minha mãe vai além, ela quase implora para saber >< hahahha

    ResponderExcluir
  8. Eu sou bem tranquila com isso. Em alguns livros, realmente é melhor não saber muita coisa. Mas, muitas vezes, saber um pouquinho pode até aumentar minha vontade de ler. Gosto do equilíbrio: Conte um pouco e me deixe curiosa querendo saber o resto.

    Você citou Pequena Abelha ali em cima, e esse mistério todo sobre ele é o que me desanima totalmente. Escreva uma sinopse decente, e eu decido se quero ou não lê-la =P

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Então ela é igual meu primo do HP ^^

    ResponderExcluir
  10. É, por um lado é complicado pegar pra ler sem saber nada, mas eu gostaria mais de ter descoberto a maior parte das coisas lendo (como em Coração de Tinta, já fala na sinopse qual o "mistério" que impede que o Mo leia para a Meggie, e, pela forma que o livro é, teria sido muito mais legal descobrir lendo)...

    Uhum, como eu falei, achei interessante essa abordagem, mas fiquei em dúvida se era justificada pela história mesmo ou não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu não ligo muito mas depende do spoiler. Uma vez eu fui ler resenhas de um livro que eu ia começar a ler e uma menina contou que a protagonista morria no final. Fiquei até um pouco traumatizada de ler resenhas antes de terminar de ler os livros hehe. Enfim, acho que é esse tipo de spoiler que não se pode dar.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, aí não dá mesmo (fala a verdade, você quis fazer igual o gif, né?)! Eu evito colocar qualquer um, por menor que seja, e, nas raras vezes que coloco, aviso antes (igual quando eu te falei de "As Esganadas" - perguntei primeiro, pra não apanhar depois rs).

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar! Adoro saber sua opinião! :)
Todos os comentários são respondidos e visitas retribuídas.
Não é necessário escrever: visite meu blog *link do blog* - na verdade, isso desestimula a minha visita.
Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...