quarta-feira, 20 de junho de 2012

Coração de Tinta – Cornelia Funke


Meggie estava em seu quarto, olhando a chuva pela janela, até que um estranho visitante aparece em sua rua.

Claro que ela corre para avisar o pai (qual criança não faria o mesmo?), e ele, para  surpresa da menina, decide se encontrar com o estranho à sua porta.

Mo (ela nunca chamara o pai de outra forma) manda Meggie para a cama, mas como ela poderia dormir com um visitante tão inusitado em sua sala? Até no nome ele era diferente - quem já conheceu alguém chamado Dedo Empoeirado? Claro que ela tinha que descobrir o que estava acontecendo - e faria isso escutando a conversa dos dois, escondida atrás da porta.

A partir daí, sua vida começa a se transformar e um sem número de descobertas, a ocorrer.

Para começar, para onde eles estavam indo agora?

Por que será que seu pai, por mais que ela insistisse, nunca lia em voz alta para ela? 

E o que, afinal de contas, aconteceu com sua mãe?

Coração de Tinta é encantador. Mágico. Ah, e não são somente crianças que se deslumbram com a história, apesar de ser uma boa indicação para os pequenos.

Cornélia Funke tem uma escrita leve, fluida, cativante. Criatividade não lhe falta.

Leitores, principalmente os mais apaixonados, identificam-se com os personagens, seja na forma da curiosa Meggie, com sua caixa de livros favoritos, do médico de livros Mo, com seus exemplares espalhados pelos mais diferentes lugares da casa, ou da extremamente zelosa Elinor, com suas paredes repletas de volumes.

Além disso, cada capítulo é iniciado com uma citação de algum outro livro, que se relaciona com os acontecimentos atuais da história - o que deixa o leitor com vontade de procurar esses títulos, caso ainda não os tenha lido, ou faz brotar um sorriso saudoso, caso já os conheça.
Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente.
(uma das grandes verdades da vida)

Diversos trechos fazem apologia à leitura, às palavras, às histórias. É um livro metalinguístico, já que fala de livros. Mas não é só isso.

Há mistério, conflito, suspense, humor, aventura, drama, fantasia. Um pouquinho de tudo, já que num livro cabe um mundo.

Enfim, Coração de Tinta é uma verdadeira ode à leitura, ainda que esta seja feita em prosa.


Nota: Eu não consegui passar o quanto eu gostei desse livro! Tanto que faz um certo tempo que eu li, mas só agora decidi escrever (porque é muito mais difícil falar sobre livros que eu gosto!). Até fanart - algo que tem muito tempo que não me dava vontade - eu quis fazer (apesar de ter ficado só nos rascunhos mesmo).


Série Mundo de Tinta (Inkheart)

1 - Coração de Tinta (Inkheart)
2 - Sangue de Tinta (Inkspell)
3 - Mundo de Tinta (Inkdeath)


6 comentários:

  1. Ah, meu livro favorito *-*
    Os outros dois da série também são bons, mas não tanto quanto Coração de Tinta! Esse livro é simplesmente bom demais!
    São tantos detalhes que me fazem amar essa história que é até difícil falar sobre isso. A escrita da autora é encantadora, assim como o mundo que ela criou - é tudo fascinante!
    Essa citação que você colocou na resenha é a minha preferida *-* Coloquei até no marcador do blog \o/
    E aquela do mosteiro também é ótima!

    ResponderExcluir
  2. Sim! Eu não consegui passar o quanto eu gostei! Por isso que eu sempre digo que é muito mais difícil falar sobre livros que eu gosto! Tanto que faz um certo tempo que eu li, mas só agora que decidi escrever mesmo.
    (vou colocar uma nota no post dizendo isso rs)
    Aham, dá pra citar o livro inteiro! Mas essa é a que eu mais gosto - e uma das grandes verdades da vida, como eu já falei :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de dizer que ainda não li os outros, mas lerei, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Conheço quem goste mais dos outros, mas quem curtiu a escrita da Cornelia e sua criatividade gosta mais do primeiro. Os outros dois têm mais ação.
    Leia sim!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não consigo explicar o quanto gosto desse livro *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu vi por aí um monte de gente falando que não gostou dos outros... confesso que deu um medinho de me decepcionar :/

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar! Adoro saber sua opinião! :)
Todos os comentários são respondidos e visitas retribuídas.
Não é necessário escrever: visite meu blog *link do blog* - na verdade, isso desestimula a minha visita.
Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...