sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Festim dos Corvos – George R. R. Martin


NÃO contém spoiler para quem não leu os livros anteriores da série.

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série extremamente ambiciosa, como os jogadores de Westeros. Falar sobre essa verdadeira muralha - já que é composta só de tijolos (quem costuma ler fora de casa que o diga!) - tem se tornado cada vez mais difícil. 

Que é envolvente e complexa, todo mundo já sabe. Que ela choca, frustra, está mais que óbvio. Que é impossível permanecer impassível, todos estão cansados de saber.

Então, do que falta falar? Falta falar daquilo que George R. R. Martin comentou nas notas finais: os buracos no muro.

Algo presente desde o início da série, e que incomoda, é o forte apelo sexual. Tudo bem Martin querer construir personagens mais humanos e usar essa óptica para demonstrar isso e tornar a saga adulta. Tudo bem ele utilizar para vender o seu peixe, um monte de gente faz isso toda hora e (quase) ninguém reclama. Acontece que há exagero demais.

E, sinceramente? Não precisava disso. As Crônicas de Gelo e Fogo são interessantes por sua trama, pelo suspense, pelo mistério, pelas reviravoltas, pelas "caras quebradas" ao longo das páginas.

Outra coisa a se considerar é que, conforme os volumes vão avançando, mais dúvidas são inseridas, enquanto respostas são cada vez mais escassas. Algumas chegam a ter sua validade questionada. Outras são completamente refutadas. E isso é algo bom. Será?

Dude, we are lost!

Não dá para deixar de pensar se George Martin realmente sabe o que está fazendo. Todas as peças vão se encaixar no final, né? Aliás, terá um final? Ele será plausível? Sinceramente espero que sim.

E quanto a O Festim dos Corvos?

Mais do mesmo. É essa a sensação que o livro passa. Conforme a narrativa se alonga, parece que nada acontece. Personagens perambulando com destino incerto. Alguns, que prometiam se tornar interessantes, acabam por ser ainda mais enfadonhos (Ninho da Águia fail).

A estagnação atinge seu clímax. Se em livros anteriores havia momentos mais "parados", em que nada parecia ocorrer de fato, neste volume isso acontece o tempo todo. O que acaba por se tornar um problema num livro de 597 páginas.

Além disso, se antes os leitores se deparavam com reviravoltas a cada capítulo, aqui elas são extremamente raras, é quase como encontrar um oásis no deserto. 

Deve ser uma miragem!

Não que isso seja condenável, mas Martin nos fez desconfiar de tudo e de todos, não nos deixou nos apegarmos a ninguém, fez-nos esperar o inesperável... e quando nada disso acontece não tem como não se decepcionar um pouquinho.

Enfim, tudo isso foi para dizer: O Festim dos Corvos é um livro mais de consequências que de causas.


Série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire)

4 - O Festim dos Corvos (A Feast for Crows)
5 - A Dance with the Dragons (ainda não lançado no Brasil)
6 - The Winds of Winter (ainda não lançado no Brasil)
7 - A Dream of Spring (ainda não lançado no Brasil)




10 comentários:

  1. Cinthia (do IQ :] )9 de julho de 2012 23:21

    Rapha! não te vejo mais pelo IQ! (...eu tenho minha parcela na "culpa". haha) espero que as coisas estejam indo bem! :D


    estava mexendo no skoob e de repente vi que vc tinha esse blog! :P tá mto legal, parabéns! Não li nenhum livro dessa série que vc escreveu e, para ser sincera, nem considerei essa possibilidade... mas gostei, vc escreve bem! :) e ainda mantém atualizado bonitinho (q trabalho!)!
    vou dar uma vasculhada nas outras resenhas, ultimamente estou inspirada com livros... haha
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cinthia! :D Ahh, é que eu desisti do doutorado >< Vai ser difícil eu aparecer no IQ agora... hahaha, vc é que tá fazendo certo, viu? Tem que ir com calma pra aguentar o IQ :P Espero que esteja tudo bem com vc tbm ^^


    Oh, obrigada :)
    Confesso que me interessei pela série porque estavam falando em todo lugar que o autor era o "novo Tolkien". Aí eu ganhei os dois primeiros e descobri que não tinha nada a ver! :P Só que fiquei curiosa quanto à história, então já era... apesar de não ter gostado de algumas coisas (tem umas que realmente me irritam/incomodam), ainda quero saber o que acontece, então vou lendo... e lendo... e lendo... e me perguntando se um dia o negócio vai chegar em algum lugar haha


    É, eu sempre vejo os seus históricos no skoob, e vc me deixa com vontade de ler muitas coisas xD


    Beijos!


    PS: desculpa a demora, eu não modero os comentários do blog, mas o disqus aparentemente gosta de fazer isso sozinho :P

    ResponderExcluir
  3. huahua, sinto que t entendo: IQ, só com moderação. Aposto q está até mais fácil respirar! hahaha


    Ahá, e achei aqui um livro q tinha ouvido falar: Coração de tinta. :D tenho que tomar cuidado para não criar expectativa demais, mas fiquei mais curiosa ainda com sua resenha! \o/



    (fiquei na dúvida se respondia aqui, mas achei que ia ficar nem nexo responder no outro... e não demorou, não o_o até rápida, eu diria. dizem q depende do ponto de referência... huahua)


    essa coisa de ressaca literária ainda não tive: não lia mtos livros "sem motivo", e quando leio é devagar e sempre, ao meu estilo -- bem lerdinha. huahua
    mas às vezes tenho problemas tb qnd acabo de ler um livro q gostei mto... vc pega outro livro p/ ler e dá a impressão que ele está "errado"... oO



    ... da próxima vez comento no post "certo" :/
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. É, eu gostei sim de Coração de Tinta, é fofo haha ^^ Só acho que não deviam contar certas coisas na sinopse :P


    (onde vc quiser, eu vou ler em qualquer lugar que vc comente rs... eu falei porque o disqus às vezes demora pra me avisar que tem comentário, além de mandar alguns pro spam de vez em quando ¬¬ ele é bom por um lado - condensa tudo e avisa que o comentário foi respondido - mas por outro... :P)


    Ahh, eu já tive muitas :) Antigamente eu devorava mesmo, qualquer coisa que parasse na minha mão, hoje já vou mais devagar haha
    Uhum, a leitura não "flui" \o/


    Não tem problema nenhum, pode comentar onde quiser, sério mesmo! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não li esses livros, amarelei, 4 livros sei lá, e cada um + ou - c/ 500 págs!! (rsrs)
    Daí fui ver na HBO c/ a maior boa vontade O que?? o.O achei q tava no canal porno!!
    Mas olha, como eu concordo c/ vc, exageros na parte de sexo, não é falso moralismo não, mas...
    Conclusão, nunca saberei do que se trata... (rsrsrs)
    E Lost heim que era tão bom, o final se perdeu, ficou muito longo...


    abç e boas leituras

    ResponderExcluir
  6. E nem são só 4, o 5 foi recém lançado e ainda tem mais (o Martin ainda está escrevendo)... desanima mesmo, eu confesso que acho que minha curiosidade não vai ser suficiente para continuar a série.
    Pois é, por isso que eu nunca veria o seriado, deve ser pior ainda! Parece que só tem pervertido em Westeros e nas Cidades Livres (lugares em que se passa a história) :P Ah, não é questão de falso moralismo mesmo, é muito exagerado. Não precisava ser tão explícito, né?
    Não vi o final de Lost, mas todo mundo fala que foi horrível mesmo... eu gostava bastante das primeiras temporadas, mas depois desanimei :/ As Crônicas de Gelo e Fogo me passam a mesma sensação: no começo ficava bem curiosa, depois comecei a pensar se o autor sabe pra onde está indo e agora desanimei de continuar lendo \o/
    Boas leituras pra vc também :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Você não viu, eles mataram todos os personagens, aliás eles estavam mortos já... Mas, ficou tudo no ar eles não explicaram qdo foi que eles morreram, até podia ser mesmo assim, mas não explicou qual o momento o fim tem de ser amarrado, enfim metafísica td bem mas, eles abusaram...

    ResponderExcluir
  8. (AVISO: PESSOAS QUE NÃO VIRAM O FIM DE LOST NÃO LEIAM O COMENTÁRIO ANTERIOR!)

    Poxa, valeu pelo spoiler :( haha

    É uma pena mesmo que estragaram o fim :/ Era muito legal antes, deixava a gente curiosa e ia amarrando as coisas aos poucos :)

    ResponderExcluir
  9. Rapha, não fiz por mal...
    Esqueci, porque vc não tira pode tirar.
    Desculpa ae... :(
    Caramba foi um baita spoiler mesmo!!
    Dá p/ tirar???

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que não foi de propósito :) Provavelmente eu não vou ver mesmo. ^^ Não se preocupe quanto a isso, vc matou minha curiosidade (pra dizer a verdade, já tinham me falado, mas eu não tinha certeza se era isso mesmo, porque falaram não falando, sabe?).
    Ah, e sobre tirar, eu não vejo razão, coloquei um aviso pra quem não quiser saber, pular \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar! Adoro saber sua opinião! :)
Todos os comentários são respondidos e visitas retribuídas.
Não é necessário escrever: visite meu blog *link do blog* - na verdade, isso desestimula a minha visita.
Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...